Forum

Por favor <u><a class="login-link" href="https://www.oevento.pt/wp-login.php?redirect_to=https%3A%2F%2Fwww.oevento.pt%2Fforum%2Ftopic%2Freligioes-e-espiritualidades%2F%3Fpart%3D3">Iniciar sessão</a></u> ou <u><a class="register-link" href="https://www.oevento.pt/wp-login.php?action=register">Registo</a></u> para criar artigos e tópicos

Religiões e espiritualidades

Citação de Jorge em 28 Abril, 2022, 1:49
Citação de AlvaroBarriaMaio em 4 Julho, 2021, 20:19

ÁGORA (Agora, 2009, ESP/MAL/BUL, Alejandro Amenábar)

Caríssimos, voltando a este tópico para dar conta de mais um épico recente no grandioso estilo dos anos 50/60, desta feita tirando todo o partido da tecnologia na recriação desses ambientes e acontecimentos. Centra-se na figura da astrónoma, matemática e filósofa Hypatia de Alexandria, que foi referenciada com sendo uma das primeiras vítimas da ascendente religião, por não se ter deixado por ela subjugar. 

Embora esses conturbados tempos tenham tido diferentes e muitas vezes divergentes entendimentos e leituras, o autor e realizador Amenábar procurou manter o maior rigor possível no que se supõe ter acontecido.

Como curiosidade adianta-se que os cenários aonde foi realizado, na ilha de Malta, foram em grande parte reaproveitados doutras produções do mesmo cariz, nomeadamente 'Gladiador'.

E como preciosa ajuda complementar deixo no item correspondente um livro que decerto ajudará a entender como foram os radicais primórdios dessa nova crença.

Que mais esta obra seja devidamente apreciada e se possível em tela bem dimensionada, é o que se espera..

Saudações Luminosas e até...

https://mega.nz/file/twxC2CZb#MmIChfZHhGlpQJL5R3-JAcgUQYaRRsxKy5eZLHuvcW8D

Caro Álvaro.

Enquanto lia esta postagem me lembrei de ter lido a respeito da Hypatia de Alexandria em um caso relatado no site Apometria Universalista.

Não sei se você chegou a ler este artigo.

Caso não tenha lido, deixo aqui o seu link.

https://apometriauniversalista.blogspot.com/2022/03/hipatia-de-alexandria.html?m=1

Saudações.

Caríssimo Jorge, seja bem reaparecido e agradeço sua indicação que obviamente li com atenção, tendo achado bem interessante essa abordagem mas não considerei voltar a esse tema por ter sido tópico recente entre nós e ter igualmente há pouco relembrado esse filme e o livro que aí linkei no qual ela é por várias vezes referenciada e destacada. 

E, como acontece com a maioria deles está guardado, tal como faço de muitos outros sítios, aliás, e que, depois de ser lido/visto em offline, será conservado ou descartado. Desde sempre tive essa mania de tudo guardar e felizmente tenho espaço físico para tal já o mesmo não podendo dizer do material virtual que me exige uma gestão um pouco complicada, mas... (rs).

E o interessante é que não considero todo este acervo minha propriedade, está comigo apenas como testemunho dos interesses, ligações, compromissos, etc, que fui tendo ao longo do tempo, enquanto personagem em trânsito por aqui e que agora, no processo de desligamento das coisas deste mundo em que estou definitivamente empenhado, ajudam a relembrar esse passado, para além, obviamente de que terei sempre com que me entreter quando toda esta parafernália tecnológica der o berro, bastando-me ter o mínimo com que alimentar o maquinário necessário, o que, basicamente, já tenho.

E pronto, caríssimo, continue aparecendo pois será sempre bem atendido neste fórum que parece ter virado, feudo meu. Hilário, não é mesmo, tendo em conta o fluxo de registados que não para de aumentar, mas...(rs). E assim continuarei entretido gerindo este espaços até os administradores acharem que estou abusando, pois continuarei fazendo marcação aos conteúdos do site, se achar valer a pena, claro, pois para mim deixaram praticamente de ter relevância. Felizmente alternativas mais fiáveis não me faltam e não só na nossa língua, portanto...!

Caro Álvaro,

Parabéns por estar exercendo espontaneamente esta função de guardião e divulgador de tão importante acervo de informações, o qual, já está sendo útil e certamente o será ainda mais em um futuro próximo.

Saudações.

AlvaroBarriaMaio reagiu a este artigo.
AlvaroBarriaMaio
Citação de Jorge em 29 Abril, 2022, 2:53

Caro Álvaro,

Parabéns por estar exercendo espontaneamente esta função de guardião e divulgador de tão importante acervo de informações, o qual, já está sendo útil e certamente o será ainda mais em um futuro próximo.

Saudações.

Caríssimo, grato pelas suas palavras mas todo este acervo serviu-me na perfeição no tempo certo em que dele precisei e o conhecimento daí aproveitado e muitas vezes apenas intuído decerto muito me beneficiou e me expandiu mas sobretudo no sentindo horizontal, o que para mim é entendido como dizendo respeito apenas a este mundo físico. E cingindo-me tão só a este nosso tempo e civilização, é mais do que claro de que todo esse conhecimento acumulado chegou a um ponto de saturação pois já tudo foi dito, deixado escrito e visto por todas as formas possíveis e imaginárias, importando apenas ter a percepção de até onde nos levou o aprendizado que fomos assumindo e integrando de todo esse espólio. Sendo seres espirituais de origem cósmica, já somos por inerência divina, portadores de tudo o que precisamos para evoluir e o aprendizado aqui feito apenas determinará, na hora da libertação do invólucro terreno, o quanto ele nos ajudou a subir, estagnar ou descer.

Portanto, caríssimo, nestes tempos de fim de ciclo planetário em que o caos e a confusão predominam intencionalmente, as opções, parecendo difíceis de discernir não o são, pois o óbvio está bem evidente e claramente bem à vista, sendo o nível de envolvimento que temos e sobretudo que viremos a ter com as dominantes tecnologias é´que irá definir e clarificar esse caminho. E pelo que disse e venho partilhando por aqui nestes entreténs, minha opção já está tomada e assumida...

Ficheiros carregados:
  • Tem de iniciar a sessão para ter acesso aos carregamentos.
Jorge reagiu a este artigo.
Jorge