O Fact checking Polígrafo SIC analisou mais um artigo deste site oevento:
Covid-19 mede 90 nanômetros. Máscaras filtram apenas acima de 300
Queremos agradecer a quem teve a coragem de partilhar (13.151 partilhas) este artigo que acabou por se tornar viral. Só havendo sites alternativos à corrupta comunicação social e à partilha desta informação, é possível combater este sistema que escraviza os humanos.
A análise ocultou e deturpou os factos e recorreu ao Virulogista Pedro Simas, o tal que dizia que em 98% das pessoas, o COVID-19 provoca uma situação ligeira e que a imunidade de grupo era a melhor solução, conforme entrevista do mesmo que pode ler neste artigo:
Virologista: Covid em 98% das pessoas infetadas provoca uma situação ligeira
Infelizmente este virulogista mudou completamente as suas análises e agora já promove máscaras e ajuda ainda o Fact Checking a combater as publicações deste site. Incrível mesmo, mas não é surpresa.
O Fact Checking começa por dizer que o vírus mede 120 nanômetros e não os 90 como indicado no site oevento, mas na verdade o site não diz isso, mas sim que o vírus mede entre 50 e 130 nanômetros. Portanto deturpa.
Não vamos contra argumentar a análise do polígrafo porque o artigo original explica claramente o ponto de vista, mas de acordo com a análise do polígrafo, fica a ideia afinal que a máscara protege de qualquer vírus.
Estranho também que o artigo coloque como verdade alguns pontos, sem qualquer referência.
Por outro lado, o artigo do polígrafo não desmentiu a maioria das afirmações do artigo deste site oevento. Pode ler o artigo completo aqui:
oevento.pt/2020/05/27/mascaras-nao-filtram-covid-19/
Publicação do Fact-Checking SIC Polígrafo
Esta publicação foi denunciada como sendo fake news. Confirma-se?