2020 Artigos B.F.

Príncipe Harry tenta evitar o mesmo destino da sua mãe Diana

Partilhar no Facebook

antes da atualização do BF: informa-se que a massa crítica foi alcançada na meditação universal. Na semana passada, na atualização foi dito que os incêndios na Austrália foram provocados por incendiários. Posteriormente na quinta-feira foram presos cerca de 200 incendiários ligados ao Movimento “alterações climáticas”…

Benjamin Fulford – NO IRÃ, GAMBITO MESSIÂNICO MALUCO SAI PELA CULATRA E O RETORNO COMEÇA
Os recentes eventos orquestrados pelo governo dos EUA no Irã(o) saíram pela culatra e as repercussões estão apenas começando, concordam várias fontes. O pior resultado foi forçar os britânicos e o resto do mundo anglo-saxão a se afastarem de sua aliança com os EUA sob sua administração atual, dizem fontes do MI6. “O que aconteceu, nunca deveria ter acontecido e as potências Ocidentais precisam desocupar o mundo Muçulmano e conter Israel”, dizem as fontes.

Até os israelenses (israelitas) estão acordando para os perigos das malucas estratégias evangélicas cristãs criadas, concordam fontes do Mossad.
thedailybeast.com/netanyahu-distances-from-soleimani-slaying-says-israel

É claro que o resto do mundo já vê os EUA como um estado pária, então agora o presidente americano Donald Trump está totalmente isolado no palco mundial.

Antes de avançarmos mais nas consequências, vamos resumir exatamente o que aconteceu. Basicamente, foi mais uma tentativa de começar a 3.ª Guerra Mundial pelos loucos Judeus messiânicos que, por uma questão de simplicidade, chamaremos de Sionistas. Desta vez, orquestraram uma série crescente de eventos num esforço em vão para conseguir seu tão almejado Armagedon:

1) Assassinar um empreiteiro americano no Iraque e culpar os iranianos.
2) Convencer ou chantagear Trump para uma resposta desproporcional.
3) Conseguir que seus agentes iranianos e pessoas com lavagem cerebral se revoltem na embaixada dos EUA em Bagdá (Bagdad).
4) Forçar Trump a cometer um crime de guerra, assassinando o general iraniano Qasem Soleimani.
5) Sequestrar remotamente um avião ucraniano e voar com transponders em direção a uma base militar iraniana para enganar os iranianos, para derrubá-lo. (Para os leitores que ainda não percebem isso, no final dos anos 90, os EUA tinham equipamentos remotos de sequestro instalados em todas as aeronaves civis, supostamente como uma medida anti-sequestro. Essa habilidade foi repetidamente abusada para fins políticos pela máfia khazariana).

Máfia Khazariana; Rothschilds; A verdade do 11 de setembro

Agora, estão tentando e falhando, orquestrar uma mudança de regime no Irã(o). Em vez disso, porém, essa operação mal sucedida conseguiu despertar uma massa crítica dentro da comunidade militar/de inteligência Ocidental para o fato de o governo dos EUA ter sido sequestrado por um culto fanático que está tentando iniciar uma 3.ª Guerra Mundial.

É por isso que o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, anunciou publicamente que seu país estava separando sua aliança militar com os Estados Unidos.
businessinsider.com/uk-abandoning-trump-iran-us-withdraw-leadership

Também, houve uma enorme reação das mentes mais sãs do establishment industrial militar dos EUA contra os fanáticos do fim dos tempos, centrados no genro presidencial, Jared Kushner e seu culto a Chabad. Por exemplo, o Secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, negou publicamente as alegações de Trump de que o Irã(o) estava planejando atacar embaixadas dos EUA.
reuters.com/pentagon-chief-says-no-evidence-iran-was-plotting-to-attack

Fontes do Pentágono dizem: “Apesar da retórica, Trump não tem outra escolha senão tirar as tropas americanas do Syraq, e eventualmente do Oriente Médio (Médio Oriente)”.

A razão pela qual Trump não tem escolha é, entre outras coisas, financeira. Os EUA desperdiçaram mais de 7 trilhões de dólares em guerra sem fim na região e agora estão ficando sem dinheiro. A propósito, esses são os US $ 7 trilhões que os japoneses esperavam gastar para acabar com a pobreza e impedir a destruição ambiental antes que o regime norte-americano os roubasse.

Na semana passada, houve uma reunião entre um representante da Sociedade Dragão Branco (WDS) e um dos principais líderes da Sociedade Secreta Asiática para discutir, entre outras coisas, um plano para a reorganização da falência nos EUA.

O plano exige que o complexo industrial militar dos EUA forneça tecnologia até então oculta aos asiáticos, em troca de apoio financeiro para a reconstrução da economia americana, dizem fontes da WDS.

S16E06 57 tipos de espécies extraterrestres

Os asiáticos, por sua vez, têm receio de fazer acordos com qualquer povo europeu, considerando que muitas promessas foram quebradas por eles no passado. Este é o resultado de ações passadas de supremacistas Judeus que acreditam que não há problema em enganar e trapacear Goyim. Você colhe o que planta.

A WDS apontou que a Civilização Ocidental tinha um aspecto de Dr. Jekyll e Hyde (O Médico e o Monstro) e que a chave estava em fazer acordos com o lado bom do Ocidente. Foi-lhes explicado que era verdade que a Ásia, especialmente a China, havia sofrido muitas humilhações e traições pelo Ocidente. No entanto, também, era verdade que, embora o Ocidente tenha a capacidade técnica de matar todos os chineses, eles transferiram tecnologia, indústria e conhecimento para ajudá-los a desenvolver e modernizar.

A reunião, também, mostrou que há uma facção significativa na estrutura de poder chinesa que realmente acredita no absurdo Sionista, de que a 3.ª Guerra Mundial é necessária para criar um governo e uma religião mundial. Foram avisados de que esta é uma armadilha Sionista projetada para matar 90% da população mundial e escravizar o resto.

Como alternativa, a WDS propôs dar ao Canadá e ao resto do mundo anglo-saxão a oportunidade de ajudar a restaurar a paz e a saúde do sistema norte-americano. Assinalou-se que a Inglaterra e o Canadá cumpriram historicamente suas promessas e agiram com honra.

As discussões continuarão, mas as chances de paz mundial são agora muito maiores do que as chances de guerra mundial. Foi sugerida uma reunião em um nível mais alto entre representantes da Comunidade Britânica, P3 (os romanos ou o Vaticano) e os asiáticos. Agora, esperamos uma resposta dos asiáticos. As discussões continuarão em Fevereiro, com o início do ano novo chinês, de acordo com o lado asiático.

Enquanto isso, espera-se novas provocações sionistas no Mar da China Meridional, Coréia do Norte, África etc., nenhuma das quais atingirá sua meta de uma 3.ª Guerra Mundial.

Meditação 12-janeiro e entrevista a CoBra

Também, haverá uma continuação de assassinatos e mortes súbitas prometidas pelos líderes Sionistas, Pentágono e outras fontes. Não se perde no ciclo noticioso iraniano a morte do ex-comissário Sionista da NBA David Stern e a morte do filho do bilionário Judeu Ron Burkle.

Burkle foi convidado do Lolita Express, um angariador de fundos democrata e amigo de Billary [Bill e Hillary Clinton] e Epstein, dizem fontes. David Koch expirou em agosto passado, e outros bilionários nos livros de voo da Epstein incluem Steven Spielberg, Tom Pritzker, Glenn Dubin e Oprah Winfrey, acrescentam.

O antigo culto de assassinos do Irã(o), sem dúvida, vingará o assassinato de Soleimani. No passado, um de seus assassinos explicou a esse escritor como eles, cuidadosamente, se infiltram nos lares e famílias de seus alvos, antes de agirem, quando é menos esperado. Trump deveria ter ouvido os conselhos que certa vez dei a um representante da Coréia do Norte, Kim Jong-un: A melhor maneira de evitar assassinatos é evitar fazer inimigos.

Falando em evitar assassinatos, o Príncipe Harry, da Grã-Bretanha, anunciou publicamente que fugiu para o Canadá para salvar sua família do destino mesmo de sua mãe, a princesa Diana.
twitter.com/20eEgycgJvce_Tt1HA1PXnCrDQww0P_7WnN2Wlk

Eis o que um real europeu tinha a dizer sobre a situação: A coisa, toda é uma vergonha e nos deixa com raiva. Se a monarquia continuar assim, as pessoas mostrarão a porta. O assunto será tratado com cuidado e corretamente, disse a fonte.

No entanto, já é certo que o Príncipe Charles nunca subirá ao trono da Inglaterra, disse ele. Os Illuminati Gnósticos, que se opõem ao governo da linhagem, tentarão explorar essa situação para derrubar a Monarquia Britânica. Dado o forte apoio do povo britânico a essa instituição, eles provavelmente fracassarão, mas, enquanto isso, os tabloides farão uma festa.

FM144 ~ Alertas para a meditação Universal do 12-01-2020

Na Inglaterra, o que quer que aconteça será insignificante em comparação com o que acontece na França. O Presidente Emmanuel Macron foi forçado por manifestações em larga escala a retirar seus planos de roubar dinheiro de pensão de seu povo.

No entanto, os franceses sabem que ele roubou as eleições que o levaram ao poder e que ele não está trabalhando para o povo francês. Como o padrão de vida francês continua a cair, seu regime não será capaz de estabilizar a situação. É hora dos generais franceses agirem antes que seja tarde demais.

Outra nação que em breve poderá ver grandes mudanças é o Japão. A população do país está desaparecendo a uma taxa de 500.000 pessoas por ano. Isso ocorre porque ninguém quer ter filhos em um país cujo futuro foi sequestrado por bandidos Sionistas. Segundo fontes, o gabinete do Primeiro-Ministro Shinzo Abe está cheio de idiotas com QI baixo. O resultado é que o padrão de vida japonês está caindo e o país está cheio de idosos empobrecidos.

Um sinal de quão incompetente é o governo japonês é toda a história sobre a prisão e fuga do ex-chefe da Nissan, Carlos Ghosn. Várias fontes dizem que o verdadeiro motivo pelo qual Ghosn foi perseguido foi porque ele planejava roubar os segredos militares dos patrocinadores de Abe da Mitsubishi Heavy Industries. Se fosse esse o caso, eles deveriam ter dito isso. Em vez disso, fizeram acusações ambíguas e zombaram do sistema judiciario japonês internacionalmente.

De acordo com as forças norte-americanas e japonesas, a polícia japonesa está se preparando para retirar o poder dos Sionistas e entregá-lo aos burocratas ainda talentosos, embora sem líderes, segundo fontes de direita próximas ao novo Imperador.
Finalmente, novamente, esta semana, estamos ouvindo rumores sobre a Antártica e a divulgação. Um enviado da SDB foi enviado para se encontrar com um representante dos grupos que operam na Antártica. Esperamos ter algo a relatar na próxima semana.

S07E19 Antártida a Nova Área 51

Artigo completo de Benjamin Fulford de 13 de janeiro de 2020. A tradução foi feita correta e maioritariamente para o Português do Brasil

Disclaimer:
1. Os artigos são escritos em português do (Brasil ou de Portugal) ou numa mistura de ambos.
2. Os autores não usam facebook, portanto se tiver alguma pergunta, coloque aqui no site, na secção dos comentários (não do facebook)
3. Os artigos colocados neste site, são diferentes dos colocados nos meios de comunicação de massas. Não significa que os autores concordam ou discordam com os mesmos. Você deve usar a sua intuição com aquilo que ressoa ou não consigo. Ninguém é dono da verdade absoluta e este site não foge à regra.

Partilhar no Facebook

24 Comments

  1. Que maravilhosa notícia sobre a meditação. Vejo nas redes sociais que cada vez mais as pessoas procuram a verdade por trás da ilusão. Sente se bastante as energias combatendo uma com a outra. Acho que esta lua cheia deixou as pessoas exaustas. Quanto ao Harry pensei que ele fizesse parte da cabala pedófila da família real. Li que os iniciam muito cedo nos rituais …não sei se se conseguirá fugir. Tenho pena porque ficaram sem a mãe muito cedo para os proteger desses pervertidos assassinos.

    1. O que importa é a CHAMA MATTER, nada mais. O Universo que se desdobra infinitamente, É O SER E O NÃO SER. Juntos fundem-se . Aquele que É, com aquela que NÃO É, por isso sendo. Daí a associação milenar de um Cálice. Que foi plagiada. Haja Luz!

  2. Para mim este tipo de informação não permite ascensão, são mais corredores, que bifurcam noutros provocando o efeito teia. De onde não se saia. 3 guerra mundial, não haverá. Nosso amado Criador Infinito não permite.
    Ao autor do site gostaria de pedir que se fosse possível divulgar informações sobre o código 01. Ele está por toda aparte, até na imagem que junta a face de Mona Lisa ao do suposto Da Vinci . Mas não vêem. Uma imagem vale mais de 1000 palavras. Deixo uma deixa. E se for ao contrário! Se o amor incondicional existir aqui e em mais lado nenhum. E se for na Terra que está o que é mais cobiçado no Multiuniverso. Porque somos tão visitados, porquê tantas lutas. Quem desdenha quer comprar! Tomara a quinta dimensão, ter o que aqui existe. Nao posso dizer muito mais. E que tal ouvir com abrangência a música Joana D Arc de Cohen. A informação que aquilo tem! Quanto ao Harry é como o António ou o Manel quer viver com as suas próprias decisões. Namaste

  3. Somos muitos, não da vossa dimensão, a cada dia que passar mais seremos entre vós para vos ajudar na transição definitiva para a luz, altruísmo, amor, bondade e verdade. Muitos de nós já nos encontramos na vossa dimensão com o suporte de muitas raças humanas, e muitos mais milhares nascerão entre vós. Nada nos deterá!

    O vosso planeta já está a sofrer grandes transformações, irá ser muito mais forte em todo o planeta e por isso mantenham-se concentrados no vosso despertar espiritual para tudo o que for positivo e bom. Iluminem vosso interior com luz e amor, essa é a vossa verdadeira salvação. Observem a mãe natureza em vosso redor a despertar, mas mantenham-se calmos, fortes e sintonizados somente com as boas vibrações, não se deixem enredar pelas misérias do vosso atual planeta, alimentem vosso interior com bondade, pois essa é a vossa salvação.

    Se o vosso planeta ainda não foi severamente limpo das energias inteligentes impuras na vossa e outras dimensões foi somente para poupar a vossa raça e a de outros animais de total aniquilação, há outros planos ainda mais sublimes para este evento único. Tal como os covardes as almas pestilentas misturaram-se entre vós para nos tornar a tarefa mais difícil, mas o final é mais que certo: eles serão reciclados de forma definitiva e sem retorno. Eles tiveram a oportunidade de mudarem seus comportamentos e sabiam muito bem o que os aguardava se continuassem a seguir por caminhos evolutivos errantes e negativos, não terão outra chance, voltarão ao seu estado primário e básico como energias renascidas.

    Os corpos humanos serão transformados para a nova Era, o que irá permitir novos e maiores horizontes para vossas energias expandirem-se muito mais nos vossos corpos temporários, tudo mudará em vós e na face da Terra para muito melhor, após o periodo de transição. Este será apenas o vosso primeiro passo verdadeiro em direção à luz, muitos outros passos virão num futuro próximo.

    … muitos serão os chamdos e poucos serão os escolhidos… isto vem dos vossos registros, é com alguma tristeza que confirmamos este relato como verdadeiro. Mas faz parte do processo da limpeza e de transição, outros planetas já estão prontos para acolher aqueles que necessitam de evoluirem um pouco mais até chegar a sua hora de transição. Isto já conteceu no vosso planeta e em muitos bilhões de outros planetas, e massas materiais. A evolução de consciência não pára aqui, e isto é para todas as criaturas do Cosmos, o tratamento é o mesmo para todos: sejam negativos ou ilumidados, cada um colhe o que semeia, mas o final será o mesmo para todos: Amor, bondade e tudo de bom, demore o tempo que demorar para cada centelha de energia individual, boa ou ‘má’. Seu final será esse.

    Nós somos muitos e estamos aqui para vos ajudar. Sejam positivos e bons!

    1. Obrigada pela informação. A pureza senhor ou senhora está acima do negativo e do positivo. Ela sendo, não tem noção porque ê ausente de interesse , ausente de dedicação a si., tornando-se algo muito complexo de ser analisado, porque não tem noção real do que é livre arbitrio e principalmente do que lhe pode ser benéfico., Acredito no Ser Supremo , no tao (caminho) e em pouco mais. Não me importo com o meu destino, se vou para isto ou aquilo, conheci grandes brilhos cheios de podridão por baixo e buracos com mãos que nos seguram no precipício. Hoje todos querem ajudar, está bem. Obrigada em nome dos meus irmãos que como eu não precisam que lhes digam para amar as árvores, pois a sede de infinito e de amor é tão grande que dói.,mas agradecem Quanto à internet senhor ou senhora o que fizeram por exemplo a mim, entre violações, cativeiro e tortura, isso não me incômoda, assim como quem fez também não está sujeito à lei karmica. Mas ameaçou-me com ela.
      Também está bem. Como vê aqui não há raiva, e a que havia curiosamente não era minha, eu que sempre pensei que era um verme!
      Namaste

    2. … poupar a vossa raça e a de outros animais…. É bem possível gostar mais de ser uma cabrinha do que um arcanjo! Aqui é preciso ter cuidado com as mensagens. Há para aí muitos ANIMAIS que são sábios e que nos intervalos das coisas vêem a real mensagem de amor!!!

  4. Cuidado com os navegadores que usam na internet…
    ‘Alguns’ desses navegadores não passam de pequenos programas que estão ilegalmente concebidos para vasculhar tudo o que vocês fazem na internet e, nos vossos computadores, bem como rastreia tudo o que vocês tem nos vossos computadores. Pergunte isso a um verdadeiro e honesto especialista e programador. Isto é um crime contra a humanidade que deve ser severamente punido. Cuidado também com o caminho que estão a dar às novas tecnologias, muito cuidado mesmo… e não vou dizer tudo o que sei: busca e acharás!

    Aos povos de todo o mundo: exijam aos vossos governos que sejam alteradas as leis relacionadas com as regalias e reformas antecipadas com ganhos elevados a todos os politicos, bancários do topo e membros da elite, é o povo quem lhes paga o sustento e é o povo quem decide. A justiça e igualdade é para todos, sem excepções de espécia alguma. Chegou a hora de ‘limpar a casa’.

    Pesquise, investigue quais são as células da máfia demoníaca e satânica que estão mais ativos em seu país, está na hora da verdade e da luz alterarem o curso de depravação que tanto sofrimento, terror e injustiças tem causado em todo o planeta.

    1. Senhor ou senhora, no meu humilde caso fui explorada pelo ser que se intitula deus único e seu salvador, que usa aqui o nome de jave. Os governos e tudo isso. pioram tudo mas ao pé do que me aconteceu até parecem inofensivos! Limito-me a falar de mim. Se o burro que vi a fugir era azul e se digo que ele não é azul porque fugiu, mas já o era, cada um pense o que quiser. Agora não digam que é impossível, porque se o fosse não haveriam burros castanhos! Desculpe senhor ou senhora. a minha possivel tacanhez . Namaste

      1. Sim posso. Sigo algumas contas do Twitter em que a Intel dada coincide c info também aqui do site.
        @ROYALMRBADNEWS @kabamur_taygeta e @55true4u

        1. Tenho percebido que nós brasileiros há décadas fomos propositalmente isolados de toda informação necessária para o crescimento e libertação de nossas almas. A religião foi corrompida e distorcida para levarem milhões de brasileiros ao abismo. Os sionistas são reverenciados em toda a mídia com o nome de O Mercado e o povo burro aplaude. Em 1995 iniciaram uma campanha midiática pesada para que todo Brasileiro se sentisse um lixo, se tornou moda entre os brasileiros falar mau si mesmos. Em 2014 os sionistas novamente iniciaram a uma campanha massiva de ódio que destruiu amizades, separou famílias e cujas consequências duram até os dias de hoje e não tão cedo serão sanadas.
          Somos há décadas massacrados pela necessidade de por alimento na mesa. Trabalhamos 10 horas por dia e quando estamos em casa, precisamos estudar para manter o emprego. Quase não dá tempo para meditar e quando nos damos conta, se passaram 20 anos e perdemos tempo para a auto realização íntima do Ser.

      1. Para o autor do site: tenho lido várias intels nas contas que postei acima. E coincidem muitas infos com as do site. Achei interessante partilhar aqui porque um deles tb fala da federação galáctica. O “judged” parece ter Intel fidedigna até porque diz que assange está já livre e salvo através do Trump. E li o noutras contas Twitter tb. O tempo dirá também a verdade. Mas seria formidável se a realeza estivesse já a ser atacada

        1. sim, já conhecia algumas dessas fontes. há várias fontes que também são as fontes do benjamin Fulford, No entanto, muitas vezes há sempre uma agenda por traz de algumas fontes. As coisas ao mudar, será em todas as frentes. Vamos aguardar

      2. Ao autor do site. Poderia por gentileza falar um pouco da posição e situação do Brasil diante desse cenário mundial? O que podemos esperar?

        1. todas as situações serão resolvidas quando tivermos uma transição planetária. Em todo o caso, cada um deve focar-se em si próprio. A Ascensão: poucos serão os escolhidos…

    1. isso foi divulgado por alguns sites, a prisão. Em todo o caso, eu havia recebido a informação ainda antes do benjamin fulford, a seguinte:
      “Provavelmente é um rumor verdadeiro: Ativistas da mudança climática provocam incêndios na Austrália
      Isto é muito plausível porque até agora foram presas 200 pessoas por as terem colocado deliberadamente. Porque é que alguém faria isso? Chama-se taxa de carbono, e fazer cumprir uma agenda. As chuvas e tempestades na Austrália têm sido completamente normais este ano, e não há condições incomuns que causem estes incêndios. As autoridades australianas descobriram isso e agora estão tratando todos os incidentes de incêndio como fogo posto.”

  5. Alguém comentou sobre chuvas e gostaria de acrescentar que no Brasil , na região onde moro, a média pluviométrica está normal. Houve uma baixa, pouco significativa alguns anos atrás, mas em 2019 e 2020 está com nível bom. O que garante um abastecimento de água para a população sem crises.
    Na minha região é normal o mês de janeiro ter 200 ml a 250 ml de chuva, e já está quase chegando neste nível. Até demorei para colher as mangas e agora estão menos doces por causa da chuva. Então por aqui tudo normal.
    Gratidão por compartilhar

  6. Aos(as) amigos(as) e irmãos(ãs) brasileiros(as) é necessário um período de grande reflexão e meditação. O que vem sucedendo-se diariamente nesta jovem nação são exemplos claros contrários ao despertar e iluminação. Se muitos desejam realizar um “contato” com outras civilizações de outras orbes necessitam em primeiro lugar eliminar o ódio, a intolerância e o desejo de eliminar seus “oponentes”. Conviver e respeitar as diferenças faz parte do processo. Hoje, dia 15/16 de janeiro, mais uma figura de repercussão na vida brasileira se pronuncia causando indignação. Parece-me que no Brasil existe uma necessidade de aprendizado pela forma solo, dolorosa-inconsequente e terceirizada, desconsiderando as experiências de outros.
    https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/01/em-video-alvim-cita-goebbels-e-provoca-onda-de-repudio-nas-redes-sociais.shtml
    https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/01/secretario-de-bolsonaro-e-exonerado-apos-pronunciamento-semelhante-a-de-ministro-de-hitler.shtml

    Desejo que o Brasil aprenda o mais rápido possível a sair do emanharado psíquico-emocional a que se caracteriza.

    1. Tenho percebido que nós brasileiros há décadas fomos propositalmente isolados de toda informação necessária para o crescimento e libertação de nossas almas. A religião foi corrompida e distorcida para levarem milhões de brasileiros ao abismo. Os sionistas são reverenciados em toda a mídia com o nome de O Mercado e o povo burro aplaude. Em 1995 iniciaram uma campanha midiática pesada para que todo brasileiro se sentisse um lixo e se tornou moda entre os brasileiros falar mau de si mesmos. Em 2014 os sionistas novamente iniciaram uma campanha massiva de ódio que destruiu amizades, separou famílias e cujas consequências duram até os dias de hoje e não tão cedo serão sanadas.
      Somos há décadas massacrados pela necessidade de por alimento na mesa. Trabalhamos 10 horas por dia e quando estamos em casa, precisamos estudar para manter o emprego. Quase não dá tempo para meditar e quando nos damos conta, se passaram 20 anos e perdemos tempo para a auto realização íntima de nosso Ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.