Para cada encarnação subsequente, como a atual, um novo contrato teve de ser acordado, em que a primeira consequência ao nascer é a implantação. Portanto, o apagar de todas as memórias sobre as vidas passadas está associado a isto, e é um processo muito doloroso, que é a razão pela qual os bebés choram quando nascem.
Por as memórias estarem apagadas, o caminho fica livre para adoptarmos todos os paradigmas dos pais (crenças impostas pelos nossos pais enquanto crianças). As emoções que nos rodeiam podem causar muitos conflitos e são totalmente absorvidas. Esta programação tem início, em primeiro lugar, no jardim-de-infância e posteriormente pela doutrinação complementar através do sistema de ensino, dos meios de comunicação, das tendências dominantes e das modas. Desta forma ficamos totalmente adaptados ao sistema de escravidão. O ciclo inteiro (de programação) é assim reforçado.
No entanto, uma vez que começamos a despertar, vamos começar a questionar. Vamos questionar os sistemas de crenças e, assim, desconstruí-los passo a passo.